início audio estúdio 5.1 produtora facebook
     
 

mapa.do site

 

TOPo.de gama

Facebook Pack Grátis! Com 19 efeitos VST, 4 VSTi, um samplepack e muito mais!

 
 

Speaker Blower FX Pack! Inclui mais de 40 efeitos vst exclusivos! Mais…

 
 

Speaker Blower Synths Pack: com 6 potentes sintetizadores. Mais…

 
 

speaker.blower

 
 

A Speaker Blower Records é a 1ª editora de Drum´n´Bass portuguesa e tem um som futurista, avançado e inteligente. Conta com alguns dos melhores produtores nacionais. A edição 0 é um EP grátis. Mais…

r.evolucionário

 

"Geração à rasca" - O conceito

Este é um projecto escolar e uma co-produção entre o Instituto Multimédia e a Ourafilmes. É a primeira co-produção da Ourafilmes em 15 anos de existência! Foi feito para celebrar os meus 10 anos como professor desta escola. Todos os anos desenvolvo projectos de vídeo rodados com os alunos a fazerem de actores e de equipa mas costumam ser vídeos de durações muito reduzidas (3-5 minutos). Este ano foi diferente...

Esta é uma proposta para uma série juvenil alternativa (por vezes subversiva), actual mas apresentada sem grandes rodeios: é pura e dura. Sendo um episódio piloto, seria de supor uma continuação (e realização de uma série de episódios) mas não está previsto nenhum episódio posterior. Este projecto sempre foi desenvolvido para ser apenas um episódio piloto de uma série juvenil baseada no Porto.

Na realidade, esta é uma caricatura social do Portugal de 2012, mas apresentada desde um ponto de vista diferente: desde o lado destes jovens adolescentes estudantes de uma escola profissional da cidade do Porto. A nível de temas, a nossa abordagem é relativamente ampla: vai desde a gravidez na adolescência à violência (doméstica ou não), da corrupção ao uso de drogas, de famílias desestruturadas à traição amorosa, do facilitismo na educação moderna ao desinteresse dos alunos, do porno ao vício dos jogos de computador, do orçamento "zero" ao desenrasca, da má alimentação à indisciplina, etc...

Resumidamente, a história é apresentada sob o prisma do aluno mas é, na realidade, um reflexo da sociedade do Porto de 2012 e, de uma forma alargada, do Portugal do século XXI..

A maior parte do argumento deste episódio é baseado em histórias verídicas e/ou em experiências de pessoas que conheci enquanto estudante (e mesmo como professor). Depois, misturaram-se, de uma forma subtil, algumas destas histórias, personalidades e experiências (algumas já com 20 anos), as tecnologias actuais, a crise em que nos encontramos e criaram-se os personagens base em contexto académico, isto, num exercício juntamente com os alunos.

A ideia final foi adaptar essas ideias e pessoas para os dias de hoje e, sempre com uma finalidade de manter uma noção de realidade do dia-a-dia, criar um conjunto de laços e relações entre os personagens que fizessem a história funcinar como um todo em 50 minutos. Tudo para se encaixar no formato tradicional da série televisiva pois este é um projecto em contexto escolar (de um curso de audiovisual) e o Instituto Multimédia é uma escola profissional e, como tal, isto tem de estar sempre virado para esse lado mais comercial.

A base da comédia era obrigatória! Todos os personagens e seus respectivos diálogos tinham que ter esse lado, tal como a história em si e a forma como é apresentada. Como os alunos não são actores na vida real (e, naturalmente, uns são melhores do que outros), todos os seus diálogos tiveram de ser relativamente reduzidos mas sempre com o máximo de conteúdo informativo possível.

A imagem foi trabalhada em pós-produção com um look "cartoon" mas de uma forma relativamente leve.
A banda sonora original (e exclusiva) é da autoria de Dr. Speaker Blower, um dos pioneiros do Drum´n´Bass em Portugal e fundador da primeira editora de d´n´b tuga, a Speaker Blower Records.
A montagem e pós-produção vídeo é de Miguel Santos da Ourafilmes.
Toda a equipa técnica são os próprios membros da turma: todos fizeram operação de câmara, captação de som, iluminação, decoração,... além de serem os actores, claro!

O DVD resultante deste projecto tem imensos extras: desde a banda sonora ao making of (com a gravação integral da sequência da entrevista ao DJ Quim Tó), da selecção de fotografias ao trailer, uma curta metragem, etc... Muitos destes extras estão no Youtube!

O sintetizador VST utilizado pelo aluno, a meio do episódio, é o SB-3 LE, uma criação nacional nacional e gratuito, disponível aqui.

Não sei se este é o seu tipo de humor, a verdade é que nunca se pode agradar a todos...

O vídeo pode ser visto no youtube e na secção de filmes deste site.

 

Miguel Santos 3/12

 
 
   
 

© 97-17 ourafilmes   todos os direitos reservados.

contacto